segunda-feira, 30 de novembro de 2009

NOVIDADE- Teatro Carlos Gomes oferece mais interatividade e prêmios

O Teatro Carlos Gomes criou mais um canal de relacionamento com os amantes da cultura. Agora, os frequentadores, alunos, professores e demais interessados podem se cadastrar e interagir na rede social Ning www.teatrocarlosgomes.ning.com.

O espaço traz novidades, dados sobre a programação, permite compartilhar fotos e vídeos, e estimula o debate por meio de um fórum aberto aos participantes.

A rede conta também com uma sala de bate-papo online, onde podem ser discutidos temas de interesse dos participantes em tempo real.

A rede social é integrada ao site do Teatro (www.teatrocarlosgomes.com.br), que também passou por atualizações e a partir deste mês oferece novidades como sorteios e promoções online. No mês de dezembro serão sorteados dois livros com a história do Teatro Carlos Gomes.

Em janeiro, os participantes concorrem a três assinaturas do informativo mensal do TCG. Em breve, serão sorteados também ingressos para os espetáculos. Para participar é fácil: basta acessar o site www.teatrocalosgomes.com.br e fazer o cadastro para as promoções.

O Teatro mantém ainda atualização diária no Twitter (www.twitter.com/sdmcarlosgomes).

Fonte: Presse Comunicação

Pró-Dança faz releitura do Quebra-Nozes

O Pró-Dança - Escola de Ballet do Teatro Carlos Gomes - apresenta uma releitura do Ballet Quebra-Nozes em sua temporada de final de ano, que reúne apresentações de alunos e professores, de 3 a 5 de dezembro. Segundo a diretora artístico-pedagógica da escola, Beatriz Niemeyer, será uma versão ousada, quase extravagante.

O espetáculo é um dos ballets de repertório mais conhecidos e apreciados pelos adeptos da dança. A coreografia, com mais de 100 anos de sucesso, tem sofrido inúmeras adaptações mas nunca perde sua essência.

Fonte: Presse Comunicaçao

Natal Alles Blau

Não assisti o Desfile de Natal na noite de ontem mas, fiquei feliz em saber que o público blumenuense prestigiou a festa!!!

Sangue

Acadêmicos do quarto semestre do curso de Publicidade e Propaganda apresentam hoje os trabalhos desenvolvidos para o Banco de Sangue de Blumenau. A iniciativa faz parte do projeto de extensão Comunicação para o Desenvolvimento Social.

As apresentações iniciam às 8h, no Bloco R, sala 129, Campus 1. A campanha desenvolvida tem como foco o meio rádio. O objetivo é aumentar o número de doações voluntárias de sangue na cidade.

Fonte: JSC

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Prefeitura atenderá em horário especial de verão a partir de segunda, dia 30

A partir desta segunda-feira, dia 30 de novembro, até o dia 28 de fevereiro 2010, a Prefeitura de Blumenau atenderá ao público das 7h às 13h.

Segundo o secretário de Administração, Fernando Lenzi, nesse período, que é registrada queda significativa na procura pelos serviços nas repartições públicas, a administração municipal espera economizar até 30% nas despesas com energia elétrica e telefone, além de outras.

Durante o horário de verão, os postos da Praça do Cidadão da Prefeitura, Garcia e Vila Itoupava atenderão das 9h às 16h. Os serviços essenciais à população funcionarão normalmente.

Fique atento para os horários de atendimento abaixo:

Secretaria de Educação: atenderá dentro do horário de verão da Prefeitura, das 7h às 13h.

Secretaria de Saúde: durante o horário especial de verão, o expediente administrativo da Secretaria será das 7h às 13h. Nas unidades de atendimento da saúde (ESF´s, Ambulatórios e Policlínica), o horário de atendimento será normal.

Secretaria de Turismo: o expediente será das 7h às 13h.

Secretaria de Assistência Social, Criança e Adolescente: atendimento das 7 às 13h.

Secretaria Planejamento Urbano: atenderá dentro do horário de verão da Prefeitura, das 7h às 13h.

Secretaria da Fazenda: atenderá dentro do horário de verão da Prefeitura Municipal, das 7h às 13h.

Secretaria de Regularização Fundiária e Habitação: atendimento ao público das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.

Secretaria de Administração: atenderá dentro do horário de verão da Prefeitura, das 7h às 13h.

Secretaria de Obras: o atendimento será das 8h às 12h30 e das 13h30 às 17h30.

Secretaria de Serviços Urbanos: atenderá das 7h às 17h30.

Procuradoria Geral do Município: atenderá dentro do horário de verão da Prefeitura, das 7h às 13h.

Defesa civil: atenderá das 7h às 13h. No período da tarde atende pelo 199.

Escritório da Reconstrução: atende no período das 7h às 13h. A tarde faz expediente interno para dar conta de atender a demanda de trabalhos.

Fundação Pró-família: o horário de funcionamento será normal, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. Dos dias 11 a 31 de janeiro de 2010, atenderá das 7h às 13h.

Vila Germânica/Proeb: atenderá dentro do horário de verão da Prefeitura, das 7h às 13h.

Faema: atenderá das 7h às 13h.

Fundação Municipal dos Desportos: atenderá dentro do horário de verão da Prefeitura, das 7h às 13h.

Fundação Cultural de Blumenau: atenderá dentro do horário de verão da Prefeitura, das 7h às 13h.

Biblioteca Municipal: atenderá das 7h às 17h30.

Museus: dias úteis, das 10h às 17h. E aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h. Nas segundas-feiras, o Museu da Família Colonial está fechado para manutenção.

Seterb: o atendimento ao público na sede administrativa será das 7h às 13h.

Guarda Municipal/Departamento de Trânsito: atenderá das 8h às 17h30.

Samae: atendimento das 7h às 13h. Plantão pelo telefone 115.

Intendência Distrital da Vila Itoupava: o atendimento será das 7h às 13h.

Intendência Distrital do Garcia: o atendimento será das 7h às 13h.

Procon: durante o horário de verão, o horário de atendimento será das 8h às 13h30.

Comen: atenderá das 7h às 13h.

Setor de Imprensa da Prefeitura – durante o horário de verão, atenderá das 7h às 18h.

Fonte: PMB

FEIRA DA SOLIDARIEDADE

A Casa da Amizade promove a 12ª Feira da Solidariedade, em parceria com o Shopping Neumarkt e a Fundação Cultural de Blumenau.

A abertura oficial será às 9h30min de hoje no 2º piso do Shopping, com variados produtos artesanais.

Fonte: JSC

Limpeza das rua de Blumenau está sendo feita por 700 homens

Força-tarefa atua nos bairros atingidos pelo temporal de quinta-feira
Uma força-tarefa composta por 700 pessoas trabalha na limpeza de ruas e tubulação de escoamento de água nos pontos mais atingidos pelo temporal de quinta-feira em Blumenau. Segundo a Secretaria de Serviços Urbanos e Fiscalização foram registrados 100 pontos de alagamento na cidade.

Os bairros mais atingidos são a Velha Pequena, Centro, Fortaleza e os arredores da Rua Benjamin Constant, na Escola Agrícola.

A água já baixou, mas o barro tomou conta das ruas. As duas principais causas dos alagamentos foram o entupimento das bocas de lobo e transbordamento dos ribeirões. Se a força-tarefa não der conta de finalizar a limpeza hoje, os trabalhos seguirão no final de semana.

Fonte: JSC

Sexta-feira é de tempo instável em Santa Catarina

Pode haver temporais, especialmente no Nordeste do Estado

Mantenha o guarda-chuva por perto porque a instabilidade continua em Santa Catarina nesta sexta-feira. A associação de uma frente fria no oceano com a presença de vento forte em níveis altos da atmosfera provoca a alternância de sol e nebulosidade.

Veja a previsão para os próximos dias em SC

De acordo com a Central de Meteorologia da RBS, há possibilidade de temporais, especialmente no Nordeste do Estado. A chuva forte pode cair no final do dia em Garuva, Itapoá, São Francisco do Sul, Joinville, Araquari e outras cidades próximas.

Nas demais regiões, pode haver pancadas de chuva. As temperaturas devem continuar altas. As máximas ficam entre 26ºC e 28ºC na maior parte das cidades.

Fim de Semana

A instabilidade causada pela frente fria e a presença de baixa pressão no litoral de Santa Catarina deixará o tempo instável no sábado. A temperatura não voltará a subir, mas continuará a sensação de abafamento.

No domingo, há chance de aberturas de sol no decorrer da manhã e início da tarde, além de condições de pancadas isoladas de chuva com trovoadas da tarde para noite.

Fonte:DIARIO.COM.BR

Escola Machado de Assis de Blumenau suspende as aulas até segunda-feira

Temporal da quinta-feira alagou o pátio e funcionários trabalham na limpeza

As aulas da Escola Básica Municipal Machado de Assis, na Itoupava Seca, continuam suspensas até segunda-feira, dia 30. A medida, que inicialmente previa a paralisação apenas no período desta manhã de sexta-feira, foi estendida para garantir que o local seja totalmente limpo.

A escola foi afetada pela grande quantidade de chuva que atingiu Blumenau na quinta-feira, dia 26. O pátio e algumas instalações do local ficaram alagadas.

A Escola Básica Municipal Conselheiro Mafra, na Velha, que também foi atingida pelas chuvas, terá aula normal no período da tarde. O abastecimento de luz e água, que haviam sido interrompidos já foram normalizados e a unidade está sendo limpa.

O Centro de Educação Infantil Arão Rebelo, que funciona no mesmo local não foi atingido e está atendendo normalmente.

Fonte: JSC

Cerca de 70% dos túmulos foram danificados pela enxurrada

Mutirão tira barro e entulhos do Cemitério da Velha Central

O cemitério da Rua José Reuter, na Velha Central, teve cerca de 70% dos 690 túmulos danificados pela enxurrada de quinta-feira. Segundo a administração do cemitério, compartilhada entre a Paróquia Santa Cruz e a Paróquia Luterana da Velha Central, túmulos tiveram a tampa arrancada pela força da água que transbordou do ribeirão e dos entulhos que foram arrastados pela correnteza.

Um mutirão está cuidando da remoção do barro e entulho do cemitério esta sexta-feira. As famílias proprietárias das sepulturas serão convocadas pela administração para recuperar os jazigos. Na catástrofe de novembro de 2008, o cemitério não foi atingido.

Fonte: JSC

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Particularidades

A escritora e amiga Nane Pereira lançou na noite desta quinta-feira, seu primeiro livro "Particularidades".

A jovem poetisa pede em seu livro que ele seja lido na atmosfera translúcida e creuscular em que ele foi escrito: aberto à luz do dia, suas páginas poderão parecer excessivamente brancas.

Mal sabia ela que sua noite de autógrafos seria a luz de velas!!!

Coincidências positivas... a falta de energia elétrica ocorreu em boa hora!

Temporal deixa dois bairros sem energia elétrica em Blumenau

No Vale do Itajaí, abastecimento de energia elétrica prejudicou Gaspar, Brusque e Timbó

Cidades do Vale do Itajaí, em Santa Catarina, foram atingidas por uma forte chuva no fim da tarde desta quinta-feira. Em Blumenau, por volta das 18h40min, menos de 20 minutos foram suficientes para alagar diversas ruas da cidade.

Dois bairros do município ficaram sem energia elétrica: Velha e Centro. Segundo o gerente regional da Celesc, Régis Evaloir da Silva, mais três cidades sofreram danos no fornecimento: Timbó, Gaspar e Brusque.

A Guarda de Trânsito recebeu 18 chamados até as 19h20min, mas não conseguiu atender nenhuma porque a redondeza está alagada, na Rua São Paulo. Uma viatura tentou passar por dentro da água, mas teve problemas.

O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil ainda não têm números exatos sobre alagamentos. Sabe-se apenas que o trânsito está dificultado pelo empoçamento de água nas ruas Francisco Margarida, em Itoupava Norte, São Paulo, em Itoupava Seca, Almirante Barroso e descida da Joinville, em Vila Nova, e no trecho próximo ao Hospital Santa Isabel, no Centro.

Na BR-470, há alagamento entre o supermercado Cooper e o Trevo da Mafisa. Próximo ao Terminal do Aterro, a água começa a entrar em algumas casa.

A previsão, segundo o meteorologista Leandro Puchalski, da Central RBS de Meteorologia, é que os temporais se repitam até domingo, principalmente no final da tarde, já que o calor vai prosseguir durante o dia.

Fonte: JSC

Abastecimento de energia elétrica só volta ao normal sexta-feira em Blumenau

No Médio Vale, 26,4 mil usuários ficaram sem luz

O temporal desta quinta-feira à noite durou uma hora, mas moradores de Blumenau podem ficar até o final da manhã de sexta-feira sem energia elétrica.

Às 21h, o abastecimento no Centro já tinha normalizado, mas algumas regiões da Fortaleza e da Velha demorariam para ter a situação regularizada. Na cidade, 11,8 mil usuários ficaram sem luz por causa da chuva.

Ao todo, no Médio Vale do Itajaí, foram 26,4 mil pontos de abastecimento interrompidos por quedas de árvores e ventania, que provocaram curto-circuitos na rede.

Fonte: JSC

OKTOBERFEST 2009- RESULTADO FINAL

A 26ª Oktoberfest de Blumenau, a maior festa alemã das Américas, que ocorreu no período de 1º a 18 de outubro, recebeu 731.934 visitantes, o que representou um crescimento de 23% em relação a 2008, superando a expectativa da organização.
Este ano, 2009, a festa registrou uma receita de R$5.039.126,77, contra uma despesa de R$4.784.015,46, apresentando um resultado final de R$255.111,31.

Nas receitas da festa os itens mais representativos foram a venda de ingressos e as permissões de uso de espaço na Oktoberfest, que juntos totalizam 58% dos recursos. Os outros 42% ficam a cargo das comissões sobre as vendas das cervejarias e dos convênios.

Nas despesas, os investimentos mais representativos foram realizados nas atrações e na infra-estrutura, que em função da inundação de 2008, requereu uma série de reparos. Os atrativos da festa ganharam uma atenção especial este ano com a contratação de mais bandas típicas e o aumento no número de retretas realizadas em toda a cidade.

A organização da festa também incrementou os investimentos em divulgação. Primeiramente, porque a tragédia de 2008 deixou em dúvidas sobre a realização da 26ª Oktoberfest, o que exigiu maior participação em feiras e eventos. Mais tarde, com o surto da gripe A. Novamente essa dúvida veio à tona, mas foi neutralizada pela divulgação intensa da festa.

O lucro da 26ª edição da Oktoberfest será investido em melhorias e manutenção do Parque Vila Germânica.

NÚMEROS FINAIS

Público Total: 731.934 pessoas

Consumo

Chopp 450.8l4 litros
Refrigerantes e Água 140 mil unidades
Eisbein 10 toneladas
Kassler 3 toneladas
Marreco recheado 12 toneladas
Batata recheada 30 toneladas
Salsichas diversas 8 toneladas

Hospedagem

43,2% dos turistas ficaram hospedados em Blumenau
56,8% dos turistas ficaram hospedados em outras cidades
Fonte: Instituto de Pesquisas Sociais da Universidade Regional de Blumenau, 2009.

Rede hoteleira de Blumenau

Ocupação média: 85 %
Faturamento: 55 % superior ao demais meses do ano
Contratações: mais 150 empregos diretos
Fonte: Sindicado dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Blumenau, 2009


Rede hoteleira de Balneário Camboriú

Ocupação média: 95 %
Faturamento: 40 % superior aos meses de baixa
Fonte: Sindicado dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Balneário Camboriú, 2009


Rede hoteleira de Itapema e região

Ocupação média: 65 % superior aos meses de baixa
Faturamento: 20 % superior aos meses de baixa
Fonte: Sindicado dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Itapema e Região, 2009

Geração de Empregos Diretos: 2.175 pessoas

Segurança

Total de Ocorrências 174

Perda de documentos e objetos 92
Furtos (celulares, documentos, outros) 51
Lesões corporais 15
Moeda falsa 04
Desacato 04
Porte de drogas 03
Roubos 02
Estelionato 02
Outros 01
Fonte: Polícia Civil, 2009.

Kinderhaus

Crianças identificadas - 12.656
Crianças perdidas (todas identificadas) - 14
Fonte: Cursos de Educação Física e Turismo e Eventos – FURB, 2009.

Oktober Segura

Bafômetros executados 7.686
Pessoas transportadas 648
Fonte: Seterb, 2009.

Balanço Financeiro

Receitas

Total das Receitas R$ 5.039.126,77


Item R$
Ingressos 1.805.583,25
Permissões de uso 1.123.738,92
Comissões sobre as vendas 862.484,10
Cervejarias 697.320,50
Convênios 550.000,00


Despesas

Total das Despesas R$4.784.015,46


Item R$
Atrações 1.378.121,03
Infra-estrutura 1.287.933,99
Divulgação (mídia e participação em feiras e eventos) 1.177.473,42
Prestação de Serviços 803.865,96
Outros 136.621,06

Lucro Líquido R$255.111,31

7. Pesquisa

Satisfação do Público em Geral

1) A pesquisa apontou que 88,5% do público aprova a segurança do evento

Muito Satisfeitos 35,0%
Satisfeitos 53,5%
Pouco Satisfeito 6,5%
Nada Satisfeito 1,2%
Não sei dizer 3,8%
Fonte: Instituto de Pesquisas Sociais da Universidade Regional de Blumenau, 2009.


2) Com relação à organização e limpeza, 92,1% do público se diz satisfeito ou muito satisfeito

Muito Satisfeitos 41,9%
Satisfeitos 50,3%
Pouco Satisfeito 6,9%
Nada Satisfeito 0,9%
Fonte: Instituto de Pesquisas Sociais da Universidade Regional de Blumenau, 2009.


3) Com relação à estrutura física e atrações, 92,4% estão satisfeitos ou muito satisfeitos

Muito Satisfeitos 37,2%
Satisfeitos 55,2%
Pouco Satisfeito 6,0%
Nada Satisfeito 1,3%
Não sei dizer0,3%
Fonte: Instituto de Pesquisas Sociais da Universidade Regional de Blumenau, 2009.


Turistas

Procedência dos Turistas %
Santa Catarina 35,4
São Paulo 19,8
Paraná 16,9
Rio de Janeiro 7,6
Minas Gerais 6,5
Rio Grande do Sul 3,4
Outros Estados 10,4
TOTAL 100,00

Fonte: Instituto de Pesquisas Sociais da Universidade Regional de Blumenau, 2009.

Meio de Transporte Utilizado %
Carro 49,7
Ônibus 28,6
Avião 18,8
Van 2,3
Motorhome 0,3
Caminhão 0,3
TOTAL 100,00

Fonte: Instituto de Pesquisas Sociais da Universidade Regional de Blumenau, 2009.

4) 42,4% dos turistas afirmaram já ter participado de edições anteriores da Oktoberfest;

5) 94,6% dos turistas manifestaram a intenção de retornar à próxima edição da Oktoberfest

Fonte: Norberto Mette, presidente do Parque Vila Germânica

VI Festival de Hip Hop Black Cat

Estão à venda os ingressos para o VI Festival de Hip Hop Black Cat, que começa nesta quinta-feira, 26, no Teatro Carlos Gomes. Este é mais um dos projetos aprovados pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Blumenau e que vai reunir mais de 500 bailarinos em duas noites de dança de rua, canto e grafite.

O evento que vai até esta sexta-feira, conta com ao apoio da Fundação Cultural de Blumenau e os ingressos podem ser adquiridos na secretaria do Teatro Carlos Gomes: R$ 20 (inteiro) R$ 15 (antecipado) R$ 10 (estudante).

O festival será realizado no Auditório Heinz Geyer e este ano o público terá duas noites diferentes para prestigiar, porém, todos os bailarinos da professora Bruna Oechsler apresentarão suas coreografias nos dois dias do evento. O hip hop é uma cultura que vem se difundindo cada dia mais entre os jovens e conquistando o seu espaço. Hoje o evento já faz parte do calendário da cidade.

Os participantes do festival poderão apresentar seus trabalhos, receber uma avaliação de profissionais de renome internacional na dança de rua, assistir aos espetáculos e ainda participar de um workshop de três aulas práticas, para um maior aprendizado da modalidade.

Para o festival virão também grupos convidados de projeção nacional como de Curitiba, Itajaí, Florianópolis e Rio de Janeiro, que vão trazer seus grupos para participarem da mostra, favorecendo também a troca de experiências.

Fonte: PMB

Torneio de Canastra Cidade de Blumenau

Seguem as inscrições para o Torneio de Canastra Cidade de Blumenau, que ocorre neste sábado, dia 28, no setor 3 da Vila Germânica. Para participar basta ter mais de 18 anos e se cadastrar na Administração do Parque até o dia 27, sexta-feira.

O valor da inscrição é de R$ 10,00 por dupla, que podem ser de naipes feminino, masculino ou misto. Ao final do torneio, os três primeiros lugares receberão troféus e as duplas que ficarem do 4° ao 10° lugar, medalhas.

Fonte: PMB

Banda Noel de Blumenau cancela apresentações

As apresentações da Banda Noel no Shopping Neumarkt foram canceladas. A Banda Municipal, que se transformaria em Banda Noel, cancelou os shows por incompatibilidade de agenda. A programação natalina do shopping inclui apresentações de bonecos animatronics, decoração e a presença do Papai Noel.

Fonte: JSC

Hospital Santa Isabel abre inscrições para residentes

O Hospital Santa Isabel está com inscrições abertas para o Programa de Residência Médica 2010. Os interessados devem procurar a secretaria da administração do hospital de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

São 11 vagas para seis especialidades: clínica médica, cirurgia cardiovascular, cirurgia geral, radiologia, neurocirurgia e neurologia.

As inscrições podem ser feitas até o dia 21 de dezembro. Informações: www.santaisabel.com.br ou 3321-1015.


Fonte: JSC

Hospital

Apesar de a reinauguração do Hospital de Gaspar estar marcada para 19 de dezembro, o atendimento começará apenas no dia 4 de janeiro. O hospital fechou as portas em março de 2007 devido à falta de recursos para se manter e por não conseguir atender às exigências técnicas para continuar funcionando.


Fonte: JSC

Hospital

Apesar de a reinauguração do Hospital de Gaspar estar marcada para 19 de dezembro, o atendimento começará apenas no dia 4 de janeiro. O hospital fechou as portas em março de 2007 devido à falta de recursos para se manter e por não conseguir atender às exigências técnicas para continuar funcionando.


Fonte: JSC

Segurança

Jaraguá do Sul e Blumenau estão entre as cidades brasileiras mais seguras para os jovens, segundo a pesquisa Índice de Vulnerabilidade Juvenil, divulgada pelo Ministério da Justiça terça-feira, no Fórum de Segurança Pública, em São Paulo.

Segundo o levantamento, que avaliou a situação dos 266 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes, Jaraguá do Sul é a 9ª e Blumenau a 17ª cidade com mais baixo índice de vulnerabilidade para jovens entre 12 e 29 anos.

O estudo leva em conta indicadores como taxa de homicídios, mortes no trânsito e desigualdade.Itabuna (BA), Marabá (PA) e Foz do Iguaçu (PR) são os municípios brasileiros com maior vulnerabilidade à violência contra os jovens.

Já São Carlos (SP), São Caetano do Sul (SP) e Franca (SP) registram os melhores desempenhos.

Fonte: JSC

Festa Pomerana

A 27ª Festa Pomerana, que acontecerá em Pomerode entre os dias 15 e 24 de janeiro, terá uma prévia neste sábado, a partir das 20h30min, no Parque Municipal de Eventos.Entre outras atrações, durante a Minifesta Pomerana, serão escolhidas as majestades da próxima edição do evento.
Fonte: JSC

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Particularidades

No próximo dia 26, às 19h, acontece o lançamento do livro Particularidades da acadêmica de jornalismo, Nane Pereira, na Livraria Alemã.
O livro reúne poemas escritos ao longo de mais de uma década pela autora. Nane Pereira considera a publicação como um batismo em sua nova fase como escritora.
Segundo ela, a personagem-poeta cresce no meio de dúvidas e interrogações até encontrar na sua escrita um ponto final.

Um dos 38 poemas do livro pode ser lido abaixo, na íntegra:

O TOMBO
“Na perda abriu-se
o terceiro olho, ou
definitivamente, fecharam-se
os dois já existentes.

Ela não enxergava o bem
e já não sentia o mal.

Na via-láctea de seus sonhos
as estrelas
estavam dormentes.”

Particularidades estará à venda a partir da data de lançamento no dia 26 de novembro.
Preço: R$ 14,90
Local: Livraria Alemã Mega Store
Rua Amadeu da Luz, 260
Blumenau – SC
Fonte: Tiago Ribeiro

Campanha Pelo Fim da Violência Contra a Mulher

De 25 de novembro a 10 de dezembro, a Prefeitura de Blumenau, através da Secretaria de Saúde, promove a Campanha Pelo Fim da Violência Contra a Mulher.

O evento será realizado com uma série de atividades, no dia 6 de dezembro, no Parque Ramiro Ruediger, no bairro da Velha. O início é às 15h, com apresentações de grupos de danças e coleta de sangue para realização de exames de HIV.

E às 17h, ainda no Parque Ramiro Ruediger, será realizada uma caminhada pela não violência contra a mulher. Todas as equipes que trabalham nos postos de Saúde do município estão convidados a participar.

Mais informações ou inscrições para participar de toda a campanha pelo e-mail: savs@blumenau.sc.gov.br.

Praça do Cidadão

A Praça do Cidadão vai ter horário diferenciado para atender a população durante o Horário de Verão e férias coletivas da Prefeitura - entre os dias 30 de novembro e 28 de fevereiro de 2010. O atendimento ao público será das 9h às 16h. Durante as férias coletivas da Prefeitura, o horário de atendimento será alterado, sendo das 9h às 15h (ver tabela).

Geraldo Pfiffer, diretor da Praça do Cidadão, pede aos usuários que precisam entrar com processos na Praça do Cidadão e necessitem de informações também de outros setores, que façam até às 13h. A orientação é para evitar o retorno no dia seguinte para complementar o trabalho. Para dar entrada em processos de Edificações, Alvará de Localização, Habite-se e Licenciamento Ambiental, observar que estes serviços serão oferecidos somente até às 15h.

Durante as férias coletivas, a Praça do Cidadão vai operar em regime de plantão. Neste período, o atendimento vai oferecer os seguintes serviços: Notas Fiscais, Autorização de Impressão de Documentos Fiscais (AIDF) e solicitação de Certidões Negativas de Débito (CND). Como o órgão só estará operando apenas com estes três serviços durante as férias coletivas, a operadora da Praça WEB não vai estar disponibilizada.


Horário de Verão
Período: 30/11/2009 a 28/02/2010
Horário: 9h às 16h
Serviços: Alvará de Localização, Habite-se, e, Edificações e Licenciamento Ambiental somente até às 15h.

Férias coletivas
Período: 21/12/2009 a 08/01/2010
Horário: 9h às 15h
Serviços: Notas fiscais, AIDF e CND
Dias de plantão: 21 a 23/12/2009, 28 a 30/12/2008 e 04 a 08/01/2010
Fonte: PMB

3ª Meia Maratona de Blumenau

As inscrições para a 3ª Meia Maratona de Blumenau e Corrida Rústica encerram nesta quarta-feira, dia 25. Até esta segunda-feira, dia 23, 1.361 fundistas já confirmaram presença na prova blumenauense, que será disputada, domingo, dia 29.
A expectativa, que o número chegue a 1,5 mil corredores, incluindo todas as modalidades (ver tabela). Maílson Gomes dos Santos, atleta da Caixa, campeão da tradicional Maratona de Nova York (EUA) - está confirmado como anfitrião da competição. As inscrições devem ser feitas pelo site: www.meiamaratonablumenau.com.br.
Fonte: PMB

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Mães

A última exibição do CineMãe deste ano será dia 10 de dezembro, no Cine Teatro Edith Gaertner. Os pais podem dar sugestões e também votar nos filmes indicados. A votação termina hoje pelo e-mail bibliotecadoarquivo@fcblu.com.br ou pelo telefone 3326-7514.

O CineMãe é um programa de cinema para mamães com seus bebês de até 18 meses, onde pais e acompanhantes também são convidados. A promoção é aberta ao público, com entrada gratuita
Fonte: JSC

domingo, 22 de novembro de 2009

1 ano

se passou...mas, quando olho pela janela do meu quarto vejo a mesma paisagem!!!!
Casas destruídas, entulhos, alagamentos a cada dia de chuva e o medo, já que as casas continuam penduradas...

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Cinco mil blumenauenses permanecem sem energia elétrica

Serviço será restabelecido até o final do dia, prevê Celesc
Cinco mil blumenauenses da região Norte da cidade, a mais atingida pelo temporal do final da tarde de quinta-feira, dia 20, ainda permanecem sem energia elétrica. A Celesc prevê que até o final do dia o serviço será restabelecido.
Onze equipes de eletricistas trabalham no conserto da rede elétrica. Noves delas foram deslocadas de outros serviços, como novas ligações e manutenção, para atender o mais rápido possível à população, explicou o gerente regional da Celesc, Régis Evaloir da Silva.
Fonte: JSC

Noite de quinta-feira em Blumenau



Fotos: Monique Becker

A previsão

Confira as máximas registradas ontem e a previsão para os próximos dias:


Hoje: o vendaval e as tempestades não devem voltar a atingir o Estado. As temperaturas não ficam tão elevadas. A previsão é de muita nebulosidade, devido à presença de uma frente fria
Amanhã: as temperaturas ficam entre 24 °C e 26 °C. Na maioria das cidades, há muita nebulosidade. Em alguns períodos o sol pode aparecer. Chuva prevista, principalmente, para o Oeste

Domingo: mesma condição de amanhã

Calor de rachar (em °C)
Ontem foi o dia mais quente do ano em algumas cidades do Estado, como Criciúma, Urussanga, Indaial e Blumenau, que registrou 40,5 °C. Desde 11 de dezembro de 1994, não fazia tanto calor na cidade. Em Indaial, a temperatura de 40,1 °C foi a maior desde 24 de novembro de 2001.

Blumenau 40,5
Indaial 40,1
Urussanga 38,8
Criciúma 38
Florianópolis 35

Fonte: Central RBS de Meteorologia e Instituto de Pesquisas Ambientais da Furb/JSC

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Blumenau registra a temperatura mais alta do ano

Calor, muito calor.Esta foi a sensação que os blumenauenses tiveram no dia mais quente do ano. Às 16 horas desta quinta-feira, os termômetros marcavam 40,5 ° graus.A temperatura deve continuar alta nesta sexta-feira, porém com menos intensidade, é o que prevê o meteorologista da Furb, Dirceu Severo. Segundo ele, as altas temperaturas são provocadas pelo bloqueio de uma massa de ar frio que está no sul do país.Já para o final de semana, o tempo deve ser de tempo nublado com possibilidade de chuvas isoladas e com temperaturas menos elevadas, devido a chegada de uma massa de ar frio.
Fonte: Rádio Nereu Ramos

Consequências do calor...

De Pomerode até Blumenau ....

CHUVA
TROVÕES
ALAGAMENTOS

CALOR...CALOR...

Cidades de Santa Catarina registram o dia mais quente do ano nesta quinta-feira
Sensação térmica chega a 47º em Criciúma, no Sul do Estado

A forte massa de ar quente faz esta quinta-feira ser o dia com a temperatura mais elevada no ano em algumas cidades de Santa Catarina.
O calor é mais intenso na Região Sul, onde a máxima já supera os 35 graus Celsius (ºC). Em Criciúma, às 14h foram registrados 38ºC. Segundo o aeroporto municipal, esta é a maior temperatura absoluta registrada na cidade. Até hoje o dia mais quente em Criciúma tinha sido em 1º de novembro deste ano, com 36ºC.
O calor na cidade é tão forte que a população de Criciúma sente como se o termômetro estivesse marcando incríveis 47ºC, de acordo com Leandro Puchalski, da Central de Meteorologia da RBS. O mesmo ocorre em Urussanga. Às 14h, os termômetros marcavam 38,2ºC.
A sensação térmica chega a 41ºC. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, é o dia mais quente da cidade. O recorde anterior era do dia 1º de novembro, quando os termômetros marcaram 37,3ºC.
Fonte: Clicrbs

BALANÇO DA CALAMIDADE DE NOVEMBRO DE 2008

Dados apresentados pelo Prefeito João Paulo Kleinubing na manhã desta quinta-feira:

Maior tragédia natural da história do Brasil
Três meses de chuvas consecutivas (Set, Out e Nov).
Neste período 1.508,5mm contra uma média histórica menor que 450mm.

O nível do rio Itajaí-Açu atingiu 11,52m – até 4m o nível é considerado normal.

Houve cerca de 3 mil pontos de deslizamentos na cidade.

ATINGIDOS

103 mil pessoas atingidas pelas cheias ou pelos desbarrancamentos.

2,1 mil casas foram destruídas ou danificadas.

25 mil pessoas desabrigadas ou desalojadas.

Ao todo, hoje são sete complexos de moradias provisórias, que atualmente atendem cerca de 300 famílias.

DONATIVOS

recebidos e repassados aos atingidos:
•Alimentos: 5,4 mil toneladas
•Água: 729 mil litros
•Higiene/limpeza: 1 tonelada de kg/unid
•Roupas: 9,8 mil m³ •Outros itens: (roupas de cama, mesa e banho, gás, colchões, móveis, eletrodomésticos, etc): 116,8 mil unidades

PREVENÇÃO E CONVIVÊNCIA COM O RISCO

Após as grandes enchentes de 1983 e 1984, Blumenau criou um Plano de Contingenciamento de Enchentes.

Criação da Diretoria de Geologia com o objetivo de avaliar e acompanhar as áreas de risco.
Plano de Contingência de Enchentes e Deslizamentos.

RECONSTRUÇÃO

O que já foi feito

• Reestruturação completa ou reconstrução de 6 pontes, 1 passarela e 8 ruas.
• 2,6 milhões de m³ de barreiras removidas, equivalente à carga de 260 mil caminhões de grande porte, quase três vezes a distância entre Blumenau e São Paulo se os 260 mil caminhões forem enfileirados.
• 96 ribeirões limpos e desassoreados, de um total de 125.
• 167,6 mil m³ de macadamização, equivalente à 112 km de caminhões enfileirados.
•19,3 mil m³ de enrocamento de pedras/gabiões, equivalente a 1,9 mil caminhões de grande porte lotados de pedras.
• 15,2 mil metros de canalização de águas pluviais, quase três vezes a extensão da rua Amazonas, no Distrito do Garcia.
• 79,8 mil metros de limpeza de canalizações de águas pluviais e esgoto, mais que a distância entre Blumenau e Balneário Camboriú.
• 14 milhões de m² de patrolamento de vias.
• 200,5 mil m² de recuperação de calçamento.
• 21,3 mil m² de recuperação de pista (asfalto).
• Aquisição de 10 terrenos, no valor de R$ 8,2 milhões para a construção de moradias definitivas (valores repassados pelo Governo do Estado por meio de doações).
• 24 postos de saúde foram reformados e 4 postos estão em reforma atualmente.
• 62 unidades de saúde receberam novos equipamentos.
• Reformadas 17 creches e 13 escolas municipais. • Investidos mais de R$ 30 milhões em obras de manutenção, como limpeza de ruas e tubulações, remoção de barreiras, fechamento de buracos, entre outros serviços.
• Investidos mais de R$ 3 milhões em consertos de adutoras, ligações e tubulação de água.
• Montagem de sete complexos de moradias provisórias para abrigo de cerca de 300 famílias e ajuda de custo no aluguel para mais de 2 mil famílias atingidas (Auxílio Reação do Governo do Estado).
• Aquisição de 10 terrenos, no valor de R$ 8,2 milhões para a construção de moradias definitivas (valores repassados pelo Governo do Estado por meio de doações).
• 24 postos de saúde foram reformados e 4 postos estão em reforma atualmente.
• 62 unidades de saúde receberam novos equipamentos.
• Reformadas 17 creches e 13 escolas municipais.

OBRAS EM ANDAMENTO

• Retaludamento e/ou recomposição de pista de 21 ruas e reconstrução de 4 pontes e 3 passarelas.
• Drenagem e retaludamento do acesso da BR-470 a Blumenau (Via Expressa).
• 1.314 apartamentos e casas com ordem de construção assinada ou em andamento. Outros 1.100 apartamentos serão contratados até o final do ano.
• Reforma e ampliação de outras 2 creches e 1 escola municipais.
•Recomposição e retaludamento da margem esquerda do rio Itajaí-Açu. Convênio assinado. Em fase de licitação das empresas que executarão a obra.
• Obras da comporta de proteção contra enchentes na rua 25 de Julho, PI-5, bairro Itoupava Norte.

PRINCIPAIS RECURSOS

•Aplicação Direta PMB R$ 50 milhões
•DEINFRA/SNDC R$ 37 milhões
•SNDC/Moradias Prov R$ 5 milhões
•Min Des. Social R$ 100 mil
•Min Saúde – PMB R$ 4,2 milhões
•Min Saúde – Hospitais R$ 7,1 milhões
•Min Educ. e Cultura R$ 3,5 milhões

PRINCIPAIS DOAÇÕES

•8,2 milhões disponibilizados pelo Gov. SC para aquisição de terrenos com recursos oriundos das contas de doação da Defesa Civil
•R$ 6 milhões pagto Auxílio Reação – Gov. Sc
•R$ 925 mil em materiais e Equipamentos para entidades, moradias e desabrigados
•Casas e Apartamentos R$ 1,9 milhão
•Escolas e Creches – R$ 1,51 milhão

NOVOS PROJETOS

•PAC Drenagem R$ 64 Milhões
•BNDES R$ 50 Milhões
•BADESC R$ 15 Milhões
•Total R$ 129 Milhões
•2.300 aptos PMB/CEF R$ 103,5 Milhões
•Total de investimentos R$ 232,5 Milhões


•Recomposição do Trevo do Sesi na rua Itajaí, bairro Vorstadt e galeiras ruas Otto Wille, Ari Barroso, Nova Trento Edital publicado em 18.11.09. Previsão de início para janeiro.
• Recomposição da Rua 2 de Setembro, Bairro Itoupava e Drenagem Fortaleza. Projeto enviado ao governo Federal, aguardando recursos - CEF
• Drenagem, dragagem e desassoreamento das bacias da Garcia, Velha e Itoupava. Licitação dezembro 2009.
• Muro de contenção na rua Rodolfo Roeder, Em fase de projeto.
• Reconstrução da ponte da rua Capinzal, bairro Garcia. Inicio demolição ponte. (DEINFRA)
•20 pontes nos bairros Velha, Itoupavas e Garcia. Edital publicado em 18.11.09.
•Viaduto da Via Expressa com a BR-470. Edital lançado em 17.11.09. Início das obras previsto para o próximo mês de fevereiro.



Socorrooo...

Que calor é esse???????????

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Presse Comunicação apresenta vídeo da Texfair 2010

Gravação em três idiomas apresentará a feira em diversos países

A Presse Comunicação Empresarial participou da produção do vídeo de divulgação da Texfair 2010, em conjunto com a AW Vídeo, de Blumenau. O filme foi gravado em três idiomas: português, espanhol e inglês e será utilizado para divulgação da feira em diversos países. A locução e a apresentação foram feitas pela jornalista e sócia da Presse Cristiane Soethe.

Para assistir ao vídeo, acesse os links abaixo:

Em português:
http://www.texfair.com.br/pt_br/video.php

Em espanhol:
http://www.texfair.com.br/es/video.php

Em inglês:
http://www.texfair.com.br/en/video.php

Fonte: Presse Comunicação

Centro de Educação Profissional comercializa produtos artesanais confeccionados por alunos

Material fica exposto na unidade do Centro até o dia 18 de dezembro. Renda será revertida para aquisição de materiais para os cursos

Roupas, produtos artesanais para o Natal, caixas decoradas, peças de tapeçaria, tudo isso pode ser encontrado por preços bastante atrativos no bazar promovido pelo Centro de Educação Profissional (CEP), ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Até o dia 18 de dezembro os produtos confeccionados pelos alunos serão comercializados na própria sede do CEO (ver tabela).

Os cursos profissionalizantes são ministrados no CEP e nos 15 polos distribuídos pela cidade; tais como Escola Técnica de Saúde (ETS), Pró-Família, Caic Itoupava Central, Altenburg, dentre outros.

Produtos feitos por alunos do CEP
Local: CEP do Centro
Endereço: Avenida Beira Rio, 93
Bairro: Centro
Horário: 8h às 17h30min

Fonte: PMB

BLUMENAUENSE NO SOLETRANDO

Ana Carolina Garcia estuda na Escola Básica Municipal Duque de Caxias

A final estadual do concurso Soletrando do programa Caldeirão do Huck, da Rede Globo, elegeu nesta terça-feira a candidata que vai representar Santa Catarina na disputa nacional. A estudante da Escola Básica Municipal Duque de Caxias, em Blumenau, Ana Carolina Garcia, de 13 anos, derrotou 90 jovens.

A decisão reuniu alunos de quinta a oitava séries das escolas públicas catarinenses. Os conhecimentos de língua portuguesa e memória dos estudantes foram testados a partir das 14h no auditório da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), em Florianópolis.

A disputa terminou no fim da tarde. Os selecionados de todos os estados brasileiros vão concorrer ao título de grande campeão de soletração 2010, no programa Caldeirão do Huck.
Fonte: JSC

NATAL- Correios recebem cartas até sexta-feira

Como forma de incentivo ao estudo, este ano os pedidos ao Papai Noel serão entregues pelas escolas

O Papai Noel dos Correios receberá os pedidos de Natal até a próxima sexta-feira, às 17h. Neste ano, as cartinhas serão entregues pelas escolas. A nova regra foi a forma encontrada pelos Correios para incentivar as crianças a permanecerem na escola.

Poderão escrever as cartas crianças com até 10 anos que estejam regularmente matriculadas em escolas públicas municipais ou estaduais, creches ou orfanatos. Elas podem pedir brinquedos, material escolar, roupas e alimentos. Não serão aceitos pedidos de eletroeletrônicos.

Na carta tem que ter o nome completo da criança, a idade, a série e o nome da instituição que está matriculada. No momento da entrega, a escola deve deixar o nome de um responsável junto com o telefone de contato, além do nome completo da instituição e o endereço.

Serviço
Carta para o Papai Noel - deve ser entregue até esta sexta-feira, às 17h, quanto encerra o expediente dos Correios. Em Blumenau, o recebimento das cartas será feito somente na agência do Centro (Rua Ângelo Dias, 79). Informações: 3322-4680.

Fonte: JSC

Bonecos vão decorar Pomerode para o Natal

A prefeitura se prepara para enfeitar a cidade no Natal em parceria com artesãos voluntários. Serão construídos 30 bonecos Quebra-Nozes que chegam a pesar 60 kg. A madeira usada para a confecção dos bonecos possui o Selo Verde.
Fonte: JSC

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Téo & Edu

Agenda desta semana

19/11 (quinta-feira) – Riska Faca, Blumenau

21/11 (sábado) – Riska Faca, Blumenau

22/11 (domingo) – Boteco Marechal, Indaial

INSCREVAM-SE

As pessoas que tiverem interesse em levar seu cão para passear durante a 7ª Cãominhada, que ocorre neste domingo, dia 22, tem até sexta-feira, dia 20, para realizar as inscrições.

O cadastro pode ser realizado através do e-mail caominhadablu@blumenau.sc.gov.br, ou pelo telefone 3326-6901.

A Cãominhada inicia às 9h, em frente ao setor 3 da Vila Germânica e promete entreter cães e seus donos em uma manhã de lazer, com apresentações de adestramento de cães e sorteio de brindes. Vale lembrar que cachorros de grande porte ou de guarda devem usar focinheira, conforme previsto na lei N°11.096, de 17 de maio 1999.

As pessoas que tiverem interesse em ajudar cães abandonados podem levar ração ou outros objetos caninos no passeio. Os mesmos serão entregues para a Associação de Proteção aos Animais de Blumenau - APRABLU.

Fonte: PMB

Um ano da tragédia....

O prefeito João Paulo Kleinübing apresenta nesta quinta-feira, dia 19um balanço de um ano da calamidade climática que atingiu Blumenau em novembro do ano passado e o estágio da reconstrução.

Estão convidadas entidades representantes da sociedade, políticos e imprensa.

(Estou curiosa!!)

Fonte: PMB

Encontro de Grupos de Flauta Doce

O Primeiro Encontro de Grupos de Flauta Doce, promovido pela Prefeitura por meio da Secretaria de Educação (Semed), ocorre nesta quarta-feira, dia 18, a partir das 14h, no Auditório Carlos Jardim da Fundação Cultural (rua XV de novembro, 161, Centro).

O evento comemora o início das festividades dos 20 anos do Projeto Bandas e Fanfarras de Blumenau. Serão 8 escolas municipais participando e também o Colégio Barão do Rio Branco.

Fonte: PMb

PREFEITURA LANÇA EDITAL...

A Prefeitura lançou nesta terça-feira, dia 17, edital para contratação de uma empresa para obra do viaduto que liga a Via Expressa com a BR-470.

ABERTURA DOS ENVELOPES
A abertura dos envelopes está programada para o dia 17 de dezembro, às 8h, sala 23 – 2º andar do prédio da Prefeitura. Quando a obra estiver concluída, o motorista não precisará mais fazer o retorno no Trevo da Dudalina ou da Mafisa para se dirigir à BR-470, como é feito atualmente.

EDITAL
O edital completo pode ser retirado a partir desta terça-feira, dia 17, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min. A partir do próximo dia 30, o horário para retirada será das 7h às 13h.

CUSTO
O custo é de R$ 20 no balcão – sala 23 ou pelo Correio (mesmo valor). Não tem custo via e-mail katiafistarol@blumenau.sc.gov.br

Fonte: PMB

CURSO DE MANICURE

Interessados em se profissionalizar na área de manicure terão uma nova oportunidade oferecida pelo Centro de Educação Profissional (CEP), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

A sala, localizada no Caic da Itoupava Central, foi reformada com ajuda da Sedec e todos os móveis foram adquiridos e doados pelo Blusol. Cláudio Peixer, presidente do Conselho de Administração, diz que a motivação do Blusol é promover a geração de emprego e renda por meio do microcrédito. Segundo ele, investir nos cursos do CEP é um meio de incentivar o a formação de empreendedores.

Informações sobre os cursos oferecidos podem ser obtidas no CEP, situado na Avenida Beira Rio, 93. O horário de funcionamento da unidade é das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min. Telefones de contato: 3326-6953 e 3326-6997

Fonte: PMB

Construtora Bairro Novo oferece vagas de trabalho para residentes em moradias provisórias

A Construtora Bairro Novo, de São Paulo, está oferecendo cerca de 150vagas de trabalho para pessoas residentes em moradias provisórias e usuários da Política de Assistência Social. Num levantamento inicial, cerca de 55 pessoas se interessaram pela função que é a de montadores de placas/blocos.

A vaga é aberta para homens e mulheres que devem cumprir os seguintes requisitos: ser alfabetizado, ter noções de cálculo e idade acima de 18 anos. O levantamento foi feito pela equipe de profissionais da Secretaria de Assistência Social que atua na Secretaria e nas moradias provisórias. Nesta quarta-feira,18, no período das 8h30min às 12 horas, representantes da Construtora realizam capacitação com educadores sociais.

Ainda na quarta-feira, representantes da Construtura apresentam a proposta do curso de treinamento e tiram dúvidas de moradores e de usuários em duas moradias provisórias. A primeira reunião ocorre no horário das 18h às 19h30min, na moradia provisória da rua Bahia( rua Bahia 4533) e a outra reunião , na moradia provisória do Garcia ( rua Capitão Santos, s/nº) no horário das 20h às 21h30min.

O curso de treinamento tem duração de um mês, com aulas práticas e teóricas ministradas por profissionais da Construtora que tem alguns empreendimentos na cidade, e supervisionadas pela Semascri.

Fonte: PMB

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Semana da Consciência Negra

Numa realização da Fundação Cultural de Blumenau, a Semana da Consciência Negra deste ano traz exposições, palestras em escolas, apresentações artísticas em terminais, praças e reflexões sobre o tema.

A programação inicia nesta segunda-feira, 16, com uma exposição e com atividades em vários pontos da cidade.

A mostra será de objetos de umbanda e se estenderá até o dia 27, na Sala Elke Hering da Fundação Cultural. Na terça-feira haverá apresentação do vídeo Cultura Negra, Identidade e Diferença em Blumenau, de Carla Fernanda, Ricardo Machado e Beli Lessa, aprovado pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura, e palestra com a jornalista Magali Moser e a fotógrafa Rafaela Martins, que vão apresentar a reportagem Negra Blumenau, publicada no Jornal de Santa Catarina e agraciada com a Comenda Zumbi dos Palmares, pela Câmara de Vereadores de Blumenau.

A apresentação acontecerá em dois horários: às 10 horas e às 16 horas, na Escola Hercílio Deeke, no bairro da Velha. A palestra contará ainda com a participação do estudante angolano da FURB, João Davidson.

Na quarta-feira a apresentação do vídeo e a palestra serão na Escola Santos Dumont, no bairro Garcia, nos mesmos horários.

Quinta-feira pela manhã, apresentação artística no Terminal da Proeb, com o grupo Alegria do Choro, e às 19 horas será a vez dos grupos de Rap da Família C, da Velha Grande. Às 21 horas, com produção do Alegria do Choro, no Auditório Carlos Jardim da Fundação Cultural, a Noite do Chorinho e do Samba, com os grupos Alegria do Choro, Confraria do Samba e Grupo de Dança Cuerpo Libre.

Ingresso com preço único de R$ 5.

Sexta-feira, 19 horas, a apresentação artística no Terminal da Fonte fica a cargo dos grupos de Rap da Família C, da Velha Grande; já na Fundação Cultural, 19 horas, com a produção do Centro Cultural de Yorubá, apresentações artísticas diversas fecham a programação do dia.

No sábado, encerrando a Semana da Consciência Negra, será realizado o projeto Praça Acústica, na Praça Dr. Blumenau, a partir das 11 horas, com várias atrações artísticas.

Fonte: PMB

CANASTRA

A partir de hoje, dia 16, os interessados em participar do Torneio de Canastra Cidade de Blumenau já podem realizar a inscrição. Para participar basta ter mais de 18 anos e se cadastrar na Administração do Parque Vila Germânica até o dia 27, sexta-feira. O evento ocorre no dia 28, sábado, no setor 3.

O valor da inscrição é de R$ 10,00 por dupla, que podem ser de naipes feminino, masculino ou misto. Ao final do torneio, os três primeiros lugares receberão troféus e as duplas que ficarem do 4° ao 10° lugar, medalhas.

Fonte: PMB

TEATRO DE FANTOCHES

Os olhares de 250 crianças da região de abrangência do Centro de Referência de Assistência Social do Garcia, se voltam nesta terça-feira, 17, para as histórias do Teatro de Fantoches. A apresentação acontece a partir das 14 horas no CRAS ( rua da Glória,n º 459) e leva a crianças através da linguagem teatral, um alerta sobre os malefícios das drogas e dicas de prevenção ao uso de substâncias psicoativas. A ação é uma parceria entre Secretaria de Assistência Social, da Criança e Adolescente e Cruz Azul do Brasil.

A Cruz Azul é entidade filantrópica, sem fins lucrativos. Tem como objetivo proporcionar orientação, acompanhamento e auxílio potenciais a dependentes de drogas e a seus familiares, pessoas próximas, afetadas ou ligadas; bem como propagar e alertar para os perigos das drogas e trabalhar pela reabilitação dos atingidos pelas substâncias psicoativas.

Fonte: PMB

FORMATURA

Nesta quarta-feira, 18, a partir das 19h, no Teatro Carlos Gomes, a Fundação Pró-Família realiza a formatura de 87 mulheres integrantes de Clubes de Mães de diversas partes de Blumenau que realizaram cursos de pintura em tecido, biscuit, crochê, corte e modelagem e bordados diversos. Os cursos foram oferecidos gratuitamente pela Fundação para voluntárias uma vez por semana.

Fonte: PMB

NOVIDADE - Press-e

Empresa blumenauense lança serviço focado na inserção das organizações em novas mídias


As mídias sociais vêm tomando espaço cada vez maior na vida dos brasileiros. E o mercado corporativo não pode ficar fora deste nicho. Integrar-se de alguma forma ao ambiente eletrônico mundial trata-se de uma condição imprescindível para a sobrevivência das atividades econômicas, não pelo fato de expor a marca ou o mix de produtos, mas pela necessidade de entender as motivações do mercado consumidor.


Pensando nisso, a Presse Comunicação Empresarial criou um serviço sob medida para quem quer ser visto e lembrado nesse tipo de mídia: o Press-e, serviço de manutenção e atualização de mídias sociais.



Com profissionais antenados com o mercado, o Press-e facilita a comunicação entre as organizações e o público que utiliza a internet, fortalecendo a imagem das empresas ou instituições no ambiente virtual.




Fonte: Presse Coumnicação

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

PREMIAÇÃO NA CÃOMINHADA

No próximo dia 22, domingo, o Parque Vila Germânica realiza a 7ª edição da Cãominhada. A edição, no entanto, terá uma novidade: um concurso deve premiar os cães que mais se destacarem em características como altura (o mais alto e o mais baixo), quantidade ou ausência de pêlos, trajes (os três melhores) e poda artística (um macho e uma fêmea).

O passeio inicia às 9h, em frente ao setor 3 do Parque. Para participar, basta inscrever seu cão até o dia 20, sexta-feira, às 17h, através do e-mail caominhadablu@blumenau.sc.gov.br, ou pelo telefone 3326-6901.

Durante o evento haverá ainda, apresentações de adestramento de cães e sorteio de brindes. Vale lembrar que cachorros de grande porte ou de guarda devem usar focinheira, conforme previsto na lei N°11.096, de 17 de maio 1999.

De acordo com a coordenadora da Cãominhada, Margaret Nascimento, as pessoas que tiverem interesse em ajudar cães abandonados podem levar ração ou outros objetos caninos no passeio. Os mesmos serão entregues para a Associação de Proteção aos Animais de Blumenau - APRABLU.
Fonte: PMB

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

URGENTE - CANCELADO


URGENTE - CANCELADO - Lucélia Santos e Mel Lisboa no Carlos Gomes amanhã

Comunicamos que devido ao apagão ocorrido ontem no Sudeste e em outras regiões do país, o transporte dos cenários das peças "Cyrano" e "Traças da Paixão" ficaram retidos no interior de São Paulo. Não havendo mais possib ilidade de montagem em tempo hábil, pelas dimensões e complexidade dos cenários, os espetáculos foram CANCELADOS.

Quem já adquiriu os ingressos será ressarcido, mediante a apresentação dos bilhetes. Basta dirigir-se à Bilheteria do Teatro Carlos Gomes, em horário comercial.


A produção lamenta o ocorrido e agradece a compreensão de todos.
Fonte: TCG

VI Festival de Hip Hop Black Cat

Já estão à venda os ingressos para o VI Festival de Hip Hop Black Cat, que acontece nos dias 26 e 27 deste mês, no Teatro Carlos Gomes. Este é mais um dos projetos aprovados pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Blumenau e que vai reunir mais de 500 bailarinos em duas noites de dança de rua, canto e grafite.

Os ingressos podem ser adquiridos na secretaria do Teatro Carlos Gomes: R$ 20 (inteiro) R$ 15 (antecipado) R$ 10 (estudante).

O festival será realizado no Auditório Heinz Geyer e este ano o público terá duas noites diferentes para prestigiar, porém, todos os bailarinos da professora Bruna Oechsler apresentarão suas coreografias nos dois dias do evento. O hip hop é uma cultura que vem se difundindo cada dia mais entre os jovens e conquistando o seu espaço. Hoje o evento já faz parte do calendário da cidade.

PARTICIPANTES

Os participantes do festival poderão apresentar seus trabalhos, receber uma avaliação de profissionais de renome internacional na dança de rua, assistir aos espetáculos e ainda participar de um workshop de três aulas práticas, para um maior aprendizado da modalidade. Para o festival virão também grupos convidados de projeção nacional como de Curitiba, Itajaí, Florianópolis e Rio de Janeiro, que vão trazer seus grupos para participarem da mostra, favorecendo também a troca de experiências.

Fonte: PMB

TORNEIO DE CANASTRA

A partir da próxima segunda-feira, dia 16, iniciam as inscrições do Torneio de Canastra Cidade de Blumenau. Para participar basta ter mais de 18 anos e se inscrever na Administração do Parque Vila Germânica até o dia 27 deste mês. O evento ocorre no dia 28, sábado, no setor 3.

O valor da inscrição é de R$ 10,00 por dupla, que podem ser de naipes feminino, masculino ou misto. Ao final do torneio, os três primeiros lugares receberão troféus e as duplas que ficarem do 4° ao 10° lugar, medalhas.
Fonte: PMB

Pequenos Grandes Artistas

Pequenos Grandes Artistas é o tema da exposição que ocorre desde terça-feira na Escola de Artes Monteiro Lobato.

A mostra é de trabalhos realizados por crianças que participam das Oficinas de Artes Plásticas e Cerâmicas. O evento é aberto ao público e funcionará durante todo o mês de novembro em horário comercial (8h às 12h e 13h às 17h30) na própria Escola (junto à Fundação Cultural, rua XV de Novembro, n° 161, Centro).

ESCOLINHA DE ARTES

A Escolinha de Artes é um projeto da Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Atende crianças dos 5 aos 14 anos e, além das oficinas, oferece cursos de teatro e música. O objetivo das atividades é estimular a capacidade criadora da criança, articulando a percepção, a imaginação e a sensibilidade.
Fonte: PMB

MATRÍCULAS 2010

O processo de renovação de matrículas já está em andamento nas escolas municipais de Blumenau e prossegue durante o mês de novembro. Cada unidade escolar segue um cronograma próprio para a renovação, cujo objetivo é garantir a vaga do aluno de Ensino Fundamental que pretenda continuar seus estudos na mesma unidade.

A Secretaria de Educação esclarece que, neste caso, será necessário apenas a atualização de dados no cadastro do aluno e confirmação por parte dos pais, responsável legal ou do próprio aluno, caso seja maior de idade.

O responsável deve comunicar à escola qualquer alteração de dados existentes na ficha de matrícula e, assim, a renovação será efetuada automaticamente, na série indicada pelo resultado obtido no processo de avaliação do aluno.


Fonte: PMB

Teatro da Kombi

Uma Kombi que se transforma em casa, onde dois atores levam a cerca de 40 crianças e adolescentes uma mensagem através da linguagem teatral, que alerta sobre os malefícios das drogas e dá dicas de prevenção ao uso de substâncias psicoativas. Esta é a ação que acontece na noite de quinta-feira,12, na moradia provisória da Itoupava Seca, dirigida ao público infanto juvenil. A ação é uma parceria entre Secretaria de Assistência Social, da Criança e Adolescente e Cruz Azul do Brasil.

CRUZ AZUL
A Cruz Azul é entidade filantrópica, sem fins lucrativos. Tem como objetivo proporcionar orientação, acompanhamento e auxílio potenciais a dependentes de drogas e a seus familiares, pessoas próximas, afetadas ou ligadas; bem como propagar e alertar para os perigos das drogas e trabalhar pela reabilitação dos atingidos pelas substâncias psicoativas.
Fonte: PMB

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

PREVISÃO DO TEMPO

A sexta-feira deve ser de tempo instável em Santa Catarina. Segundo a Central de Meteorologia da RBS, o sol deverá aparecer pouco e de forma isolada. A previsão é que as nuvens predominem na maior parte das regiões.

De acordo com o meteorologista Leandro Puchalski, há maior possibilidade de chuva entre a tarde a noite. O ar úmido e quente irá manter as temperaturas altas e a sensação de abafamento.

As máximas variam entre 27 e 29ºC na maioria das cidades.

FIM DE SEMANA
A tendência é de tempo nublado, com possibilidade de chuva a qualquer hora em todas as regiões do Estado. As temperaturas também devem ser mais amenas, principalmente no domingo.

Fonte: JSC

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Cinearte

O Cinearte da Fundação Cultural de Blumenau exibe neste mês de novembro, filmes italianos, com a seguinte programação: dia o9, Noites de Cabíria, dia 16, Vítimas da Tormenta, dia 23, O Incrível Exército de Brancaleone e dia 30, Brancaleone nas Cruzadas.

O Cinearte acontece toda segunda-feira, às 19h, na Fundação Cultural. A promoção é aberta ao público e a entrada é gratuita.

Fonte: PMB

CAUTELA- CONSUMO DE ÁGUA AUMENTA DEVIDO AO CALOR

O forte calor registrado nos últimos dias fez o consumo de água disparar em Blumenau.

Caso a temperatura permaneça alta pelos próximos dias, surge a preocupação de que possa faltar água em alguns pontos da cidade, em especial os mais elevados. Para evitar esse problema ou, pelo menos, minimizá-lo, o Samae pede que as pessoas economizem água.

O Samae, porém, acredita que é possível abastecer a todos com a ajuda da comunidade, por exemplo, controlando o tempo de banho, escovando os dentes com a torneira fechada e evitando lavar carros ou calçadas com mangueira.

A água é um bem da vida, utilize com cautela.

Fonte: PMB

Provérbios - Séculos de ideias em poucas palavras

Exposição resgata parte de antiga cultura trazida pelos imigrantes alemães

A partir do dia 11 de novembro Blumenau vai poder reviver parte de um passado ainda cultivado por poucos, mas conhecido por muitos que conviveram com seus pais ou avós descendentes de alemães.
Até pouco tempo atrás, era comum decorar a casa com quadros, pratos de porcelana ou bordados com provérbios alemães, cujo sentido era quase sempre relacionado à proteção divina e ao trabalho, de forma educativa ou de orientação. E não era apenas na ornamentação da casa que se utilizavam os provérbios. O próprio diálogo dos mais antigos era permeado de citações, aforismos, máximas e provérbios, fazendo essas expressões parte do vocabulário cotidiano.

São esses ensinamentos dos provérbios alemães, porém com uma nova roupagem, que a exposição “Provérbios: séculos de ideias em poucas palavras”, aberta para visitação a partir do dia 11 de novembro no Espaço da Cultura Popular da Fundação Cultural de Blumenau, pretende mostrar ao público, por meio de quadros e instalações utilizando a técnica de caligrafia artística, com bico de pena.
O passado retorna por meio de objetos antigos, como os móveis de brinquedo confeccionados em madeira no início do século passado, o uniforme de um soldado alemão, as cartas escritas na década de 30 e outras lembranças.

SERVIÇO
Exposição Provérbios: séculos de ideias em poucas palavras
Quando: abertura no dia 11 de novembro, às 20h
Local: Espaço da Cultura Popular, Fundação Cultural de Blumenau
Fonte: Presse Comunicação

“Seja você a estrela desta passarela”


A finalidade da passarela da rua Antônio da Veiga, ligando a Furb ao supermercado Giassi, é dar mais segurança aos pedestres. No entanto, muita gente ainda insiste em arriscar a vida atravessando a rua com tráfego intenso. Para tentar conscientizar alunos e funcionários da universidade e a comunidade em geral sobre a importância do uso da passarela, o curso sequencial de Organização, Planejamento e Comunicação de Eventos da Furb promove, no próximo dia 10 de novembro, um desfile de moda, com o tema “Seja você a estrela desta passarela”.

O desfile terá início às 20h, com 45 modelos da Master Models apresentando looks das marcas Naguchi, Belíssima e Bicho Brasil.


O evento conta com o patrocínio da Fundação Fritz Muller, New Way formaturas e eventos e Benner Solution, além do apoio da Escola Pública de Trânsito do Seterb.


Também haverá a entrega de informativos para a conscientização do uso da passarela.


Fonte: Presse Comunicação

Foto: Jaime Batista da Silva

Chegada do Papai Noel no Shopping Neumarkt

Você e sua família estão convidados para assistir à chegada do Papai Noel no Shopping Neumarkt!

Dia 08/11 – Domingo - 17h

– Entrada franca.

Participe da carreata com saída da rua das Palmeiras às 16h, traga sua família e participe desta grande festa!

E mais:
- Inauguração da decoração de Natal
- Apresentação do Coral Vivaz
- Shows musicais e toda a magia do Natal!
Chegada do Papai Noel – Shopping Neumarkt!
Um show de Natal pra você!

Fonte: Site Neumarkt

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

CineMãe

Acontece nesta quinta-feira, dia 05, a terceira exibição do CineMãe. O filme escolhido foi Peixe grande e suas histórias maravilhosas. O CineMãe é um programa de cinema para mamães com seus bebês de até 18 meses, o qual pais e acompanhantes também são convidados.

Os filmes são para entretenimento dos adultos, e a sala de cinema da Fundação, para o CineMãe, está com som reduzido, trocador, ambiente climatizado e levemente iluminado.

A sessão começa às 19h, no Cine Teatro Edith Gaertner da Fundação Cultural de Blumenau.

*A entrada é gratuita.

Fonte: PMB

IV Fórum Brasileiro de Literatura de Blumenau

A Fundação Cultural realiza nos próximos dias 12 e 13, o IV Fórum Brasileiro de Literatura de Blumenau que tem como tema Talento versus Técnica.

A abertura do evento acontece no dia 12, às 19h, no Auditório Carlos Jardim. Paralelamente ao evento acontece o II Seminário de Literatura Alemã - que começa no dia 11, e a I Feira do Livro Cultura em Movimento - que começa no dia 10. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.

*Há vagas para as oficinas de Braille, nova ortografia, hai kai e guia de leitura.

Quem quiser participar, é só ligar para a Biblioteca Municipal Fritz Müller e fazer a inscrição pelo telefone 3326 6787.

Fonte: PMB

Último Circo Acústico do ano será neste sábado, dia 07

O Circo Acústico da Fundação Cultural de Blumenau terá sua última etapa do ano neste sábado, dia 07, às 18h, com as bandas Hamadú e La Belle Excuse. As apresentações vão acontecer no Espaço Multicultural Elfy Eggert da Fundação Cultural.

O horário está antecipado para às 18h, já que em seguida haverá espetáculo da Temporada Blumenauense de Teatro.

A entrada é gratuita, com opcional em brinquedos. Além dos personagens caracterizados haverá coquetel não-alcoólico e sorteio de brindes.

Fonte: PMB

Serviço de Saúde Ocupacional do Servidor Público Municipal

A Prefeitura implanta nesta sexta-feira, dia 06, o Serviço de Saúde Ocupacional do Servidor Público Municipal (Sesosp). O evento está marcado para as 14h, no Salão Nobre. Os trabalhos iniciarão na segunda-feira, dia 09 no 1º andar - sala 12.

O serviço tem por objetivo buscar o bem estar biopsicossocial dos servidores, através da promoção e atenção à Saúde e Segurança do Trabalho. Integram as atividades do Sesosp: Atendimento em medicina do trabalho, perícia médica, medicina assistencial, enfermagem do trabalho, psicologia, terapia ocupacional, assistência social e atendimento em segurança do trabalho.
Fonte: PMB

terça-feira, 3 de novembro de 2009

DIA 26/11 - UMA NOITE ESPECIAL

É COM IMENSO ORGULHO QUE DIVULGO NESTE ESPAÇO O LANÇAMENTO DO LIVRO "PARTICULARIDADES" DA MINHA GRANDE E DEDICADA AMIGA NANE PEREIRA.

SERÁ UMA NOITE ESPECIAL!

Banda Pedra Letícia

No próximo dia 13, sexta-feira, o setor 3 do Parque Vila Germânica se torna palco do show da banda Pedra Letícia.
A apresentação, que estava marcada para agosto e teve de ser adiado em função do surto da Gripe “A”, terá início às 23h.
Quem quiser garantir presença, pode adquirir os ingressos (R$ 20,00 (primeiro lote) e R$ 30,00 (segundo lote). Estudantes – R$ 10,00 primeiro lote e R$ 15,00 segundo lote) no Madrugadão Lanches da Itoupava Norte e na Bruneti do Shopping Neumarkt.


Serviço:
O que: Show da banda Pedra Letícia
Quando: Sexta-feira, dia 13
Como: Ingressos a R$20,00 primeiro lote e R$ 30,00 segundo lote. Estudantes: R$ 10,00 primeiro lote e R$ 15.00 segundo lote
Onde: Setor 3 do Parque Vila Germânica
Fonte: PMB

Blumenau canta Ary Barroso

O Projeto Ary Barroso no Coração do Brasil será apresentado no próximo sábado, dia 07, no Teatro Carlos Gomes, reunindo músicos brasileiros com um mesmo ideal: resgatar a cultura e a obra deste grande compositor e levá-la ao maior número possível de pessoas e cidades.

O show, que tem o apoio da Fundação Cultural de Blumenau, conta com uma grande novidade: a coordenadora Rute Mielniczki estará presente durante a apresentação, inserindo os deficientes auditivos no universo da música, através da língua de sinais. O show começa às 20 horas e o ingresso no dia custa R$ 20 e antecipado R$ 15 e pode ser adquirido no próprio Teatro.

O projeto nasceu do desejo de fazer uma homenagem a um dos maiores compositores brasileiros de todos os tempos, Ary Barroso, o compositor de Aquarela do Brasil, considerado um segundo hino nacional do Brasil, de tal modo que esta canção retrata o país de uma maneira única e perfeita.

Fonte: PMB

REUNIÃO ARTESÃOS

O Programa de Artesanato da Fundação Cultural de Blumenau convida os artesãos inscritos na Fundação, para a reunião que vai definir as tratativas para a realização da Feira de Artesanato de Natal.

Na reunião também será apresentado o Projeto Feira Internacional Mãos da Terra, programada para o mês de janeiro próximo. A reunião será no próximo dia 09, às 19h, no Auditório Carlos Jardim da Fundação Cultural.

Fonte: PMB

Procon fecha postos de venda da Brasil Telecom em Blumenau

O Procon de Blumenau fechou nesta terça-feira, dia 03, todos os postos de venda da Oi/Brasil Telecom em Blumenau.

A medida cautelar ao descumprimento da companhia telefônica ao acordo firmado na última quarta-feira, dia 28 de outubro, em audiência entre o coordenador do Procon, Erivaldo Nunes Caetano Júnior e representantes da empresa. Na ocasião, havia ficado definida a instalação de um posto de atendimento, no próprio Procon, até às 12h desta terça-feira, dia 03, para resolver os problemas da companhia com consumidores.

A telefônica ficou ainda, entregar documento com resolução referente ao impasse das 15 multas impostas pelo órgão, em setembro, que resultou numa multa de R$ 470 mil para a empresa. Atualmente, o órgão conta com cerca de 150 processos abertos acumulados contra a Brasil Telecom.

O encontro da última quarta-feira, dia 28, foi a terceira reunião entre ambas as partes. Segundo Erivaldo, 30% do trabalho do órgão têm origem em reclamações contra a empresa de telefonia. São cerca de 40 audiências por semana. As principais reclamações contra a empresa telefônica são: cobranças não consentidas, serviços que não foram contratados e impedimentos por parte da operadora sobre pedidos de rescisão contratual e cancelamento dos serviços – os chamados “programas de fidelidade”.

Fonte: PMB

CALOR

Sol, calor, sol, calor.... calor e muito sol!

Feira de Natal

A Fundação Cultural de Blumenau fará uma reunião para definir a realização da Feira de Artesanato de Natal. Na reunião também será apresentado o Projeto Feira Internacional Mãos da Terra, programada para janeiro.
Os artesãos inscritos na fundação são aguardados dia 9, às 19h, no Auditório Carlos Jardim da Fundação Cultural.

Fonte: JSC

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

PREVISÃO DO TEMPO

A previsão é de MUITO calor nesta terça-feira. Em Blumenau a máxima pode chegar aos 35º. Na madrugada de terça para quarta-feira chance de chuva.